Shakespeare

Teatro no tempo de Shakespeare

O teatro estava mudando quando Shakespeare chegou em Londres nos finais da década de 1580 ou no ínicio da década de 1590: os dramaturgos que escreviam para os novos teatros comerciais londrinos foram combinando dois diferentes vertentes da tradição dramática em uma nova e distinta síntese isabelina (Isabel I de Inglaterra). Anteriormente, as formas mais comuns de teatro popular inglês eram as peças moralísticas do Período de Tudor. Estas peças misturavam piedade, farsa e comédia de pastelão, eram alegorias das quais os personagens eram atributos que personificavam o valor da moral da vida.

Instalação do teatro e do cenário

Escavações arquológicas nas fundações do The Rose e do Globe Theatre nos fins do século XX [1] mostraram que todos os Teatros do Renascimento Inglês de Londres estiveram construídos em torno de plantas similares. Apesar das diferenças individuais, os teatros públicos tinham arquibancadas que estavam divididas em três andares erguidos ao redor do palco, que era um espaço aberto no centro. Normalmente poligonal no plano global para dar um efeito arredondado.

Shakespeare Isabelino

As tragédias isabelinas de Shakespeare (que incluem enredos com projetos trágicos, como Ricardo II) demonstram sua independência relativa aos modelos clássicos. A partir de Aristóteles e Horácio, ele toma a noção de decoro, com poucas exceções, e se concentra no nascimento de personagens da alta nobreza, misturando assuntos políticos e nacionais para o tema da tragédia. Na maioria dos outros aspectos, porém, o início das tragédias ficaram muito mais perto do espírito e do estilo de moralidade. Elas são episódicas, embaladas com caráter e incidente; elas são vagamente unificadas por um tema ou personagem.[1] A isto, refletem claramente a influência de Christopher Marlowe, particularmente de Tamburlaine. Mesmo nos seus primeiros trabalhos, porém, Shakespeare demonstra geralmente mais moderação do que Marlowe; ele recorre à retórica extravagante, colorida e pomposa com menos freqüência, e sua atitude em relação aos seus heróis é mais diferenciada e, por vezes, mais cética do que Marlowe. Até o início do século, o grandíloquo [2] de Titus Andronicus tinha desaparecido, substituído pela subtileza de Hamlet.

Na comédia, Shakespeare utilizou ainda menos modelos clássicos. A Comédia dos Erros, uma adaptação da peça Menaechmi, segue o modelo do novo estilo que a comédia viria trazer.

Shakespeare Jacobino

Shakespeare alcançou a maturidade como dramaturgo no fim do reino de Isabel, e nos primeiros anos do reino de Jaime II de Inglaterra. Nestes anos, ele respondeu a uma profunda mudança no gosto popular, tanto no assunto e abordagem.